Depois de muitos perrengues no relacionamento, Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen), se entregam à paixão de fazem amor pela primeira vez na tapera onde a jovem vivia com sua mãe, Maria Marruá (Juliana Paes).
Do romance, Juma vai engravidar do filho de José Leôncio (Marcos Palmeira). A selvagem vai dar à luz uma menininha na beira do rio perto de casa. Sem ninguém por perto, a filha de Maria Marruá vai mostrar sua coragem ao trazer o bebê ao mundo sozinha, assim como fez sua genitora no começo de Pantanal.
Sentindo as fortes dores antes do parto, Juma correrá para sua tapera. Ao chegar no local, a selvagem irá se deparar com um pistoleiro contratado pelo vilão Tenório para executar quase todos da família de Zé Leôncio, seu futuro sogro.
O capanga vai aguardar a filha de Maria trazer o bebê ao mundo para tentar tirar a vida da amada de Jove e da herdeira do casal. Diante da situação, Juma se aproveita de um descuido do pistoleiro e vai sobre ele para matá-lo.
Após a situação de grande tensão, Juma seguirá para o rio e, com a proteção do Velho do Rio (Osmar Prato), a filha da falecida Maria Marruá vai realizar o sonho de se tornar mãe de uma filha do amado. Momentos depois, Muda e o filho de Zé Leôncio chegam ao local e o fotógrafo se emociona ao ver a criança pela primeira vez.
“Ela nasceu, Joventino. A nossa ‘fia’, a nossa Maria Marruá!”, falará Juma anunciando o nome que escolheu para sua bebê. “Mostra tua voz para o mundo filha, minha princesa…”, dirá Jove, bastante emocionado segurando a herdeira.