Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já perceberam que Jove (Jesuíta Barbosa) ficou muito enciumado com a aparição de José Lucas (Irandhir Santos) no folhetim da TV Globo. O ciúme do rapaz vem não só da relação de José Lucas com seu pai José Leôncio (Marcos Palmeira), mas também com Juma (Alanis Guillen).
O relacionamento entre os dois protagonistas da novela deu uma esfriada após o sumiço de Juma com José Lucas e Jove acabará rompendo o romance com a menina-onça nos próximos episódios da trama.
O rapaz, no entanto, ficará bem desiludido da vida após perder o seu grande amor. E em meio a sua decepção amorosa, Jove ainda terá que lidar com a disputa com os seus irmãos, proposta pelo seu pai. Ele sabe que não tem chance alguma de vencer José Lucas e Tadeu (José Loreto) em uma carreira de cavalo, já que os dois são peões desde a infância enquanto ele foi criado na cidade grande.
Jove irá expor todos esses problemas em uma conversa com Trindade (Gabriel Sater) e o violeiro acabará lhe aconselhando de uma maneira sobrenatural. “Eu garanto que ocê possa ganhá essa carrêra, se ocê quisé… Como garanto que ocê ainda possa trazê a Juma de vorta!“, dirá Trindade ao filho de seu patrão.
Após Jove perguntar como, Trindade dirá para Jove fazer um acordo com o cramulhão, assim como ele próprio fez. Jove irá aceitar a proposta de Trindade e o próprio “coisa ruim” incorporará no violeiro para dizer ao rapaz como ele vencerá a disputa com os irmãos. Na conversa, a entidade maligna revelará a Jove qual o cavalo que ele deve escolher para vencer Tadeu e José Lucas.