Em breve, José Lucas será o pivô da separação entre Juma e Jove no folhetim escrito por Bruno Luperi. O relacionamento dos pombinhos já estará passando por uma crise, mas, quando souber da aproximação entre o personagem de Irandhir Santos com a amada, o herdeiro de Madeleine vai optar por deixar o caminho livre e dar um tempo no namoro com a filha de Maria Marruá.
Nos capítulos seguintes de pantanal, Jove continuará firme com seu objetivo de se tornar um peão, de provar para o pai, José Leôncio, que ele está pronto para fazer parte do ambiente rural e tomar conta dos negócios da fazenda.
Enquanto isso, Juma estará se sentindo cada dia menos confortável na casa do sogro. A moça não vai gostar de ver que o namorado está cada dia mais envolvido nos assuntos rurais e estará convicta que deseja retornar para a vida que ela levava na tapera.
Isso será suficiente para que o casal se afaste ainda mais, e tudo vai piorar quando a menina-onça descobrir que tem mais afinidade com José Lucas do que com o sobrinho de Irma. O ex-caminhoneiro já deixou evidente que se sente atraído pela moça, e ela também nutre algum desejo por ele, mesmo que ainda não tenha assumido isso.
Ambos ficarão ainda mais próximos quando o primogênito do dono de terras declarar uma caça aos bois marruás. A selvagem vai acompanhar o filho de Generosa durante a empreitada. Segundo ela, para impedir que o peão faça algum mal contra os animais.
Em seguida, O Velho do Rio contará para Jove sobre o passeio que a pantaneira fez com Zé Lucas. Jove ficará se mordendo de ciúme quando souber da novidade.
O carioca colocará um ponto final no seu namoro com Juma, e afirma que está focado em se tornar um homem do campo, e ela não consegue compreender seus sentimentos. Jove não admite que está com ciúme do irmão. A interiorana retorna para à tapera, e ambos vão seguir separados por alguns capítulos.