Na manhã desta sexta-feira (20), foi ao ar, na Rede Globo de Televisão, mais uma edição do diário matinal Mais Você, comandado pela apresentadora Ana Maria Braga.
Durante a exibição de um clássico quadro do programa, Ana Maria precisou cortar a atração antes de seu fim por um grave erro cometido por um dos participantes do “Jogo de Panelas”.
Na ocasião, durante o jantar preparado por Felipe, o participante Anderrupson acabou cometendo um black face, prática racista que foi prontamente reconhecida pelo anfitrião do jantar: “Não precisa se pintar de ser negro, a gente tem toda uma história. Não se pinte para ser negro”, declarou Felipe.
Apresentadora convidou especialista
Com o acontecido, a apresentadora do Mais Você pausou a exibição do quadro e convidou uma especialista no assunto para fornecer explicações acerca do tema aos telespectadores do programa.
A convidada de Ana foi a professora Rosana Borges, especialista em questões raciais, que marcou sua presença no matinal para explicar o motivo pelo qual pintar o rosto de preto, o black face cometido por Anderrupson, é uma atitude preconceituosa.
De acordo com Rosana, o comportamento de Anderrupson era muito recorrente nos Estados Unidos do século XIX, muito utilizado para estereotipar e desumanizar os negros do contexto.
Após as explicações dadas pela professora, Ana Maria complementou, afirmando que a atitude foi tomada com o intuito de conscientizar os telespectadores, uma vez que “é bom pra todo mundo aprender”, declarou. Em seguida, a apresentadora continuou com a exibição do jantar: “A gente vai continuar vendo o jantar, mas eu quero dizer que a gente está tentando esclarecer e entender que é um comportamento que não deve mais se repetir”.