A TV Globo está empenhada em ter de volta os direitos de transmissão da Copa Libertadores da América. A emissora transmitiu o torneio ininterruptamente entre 1993 e 2020. No primeiro ano da pandemia, com a alta do dólar e crise econômica, a Globo devolveu os direitos de transmissão para a Conmebol.
A situação gerou grave crise entre as partes e a entidade de futebol processou a Globo na Suíça em 120 milhões de dólares pela quebra do contrato. Houve acordo e a Globo ficou com débito de 40 milhões de dólares com a Conmebol.
Sem a Globo, a entidade dona dos direitos de transmissão da Copa Libertadores da América conseguiu negociar com o SBT. O canal de Silvio Santos transmitiu a competição no triênio 2020-2022. Os resultados foram expressivos, especialmente nas decisões.
As finais de 2020 – Santos x Palmeiras – e de 2021 – Palmeiras x Flamengo – renderam audiências elevadas para a emissora. Neste ano, foi iniciada licitação para o período 2023-2026. A Globo quer reaver os direitos de transmissão de qualquer forma. A emissora sente falta do peso da Libertadores em seu cardápio de partidas.
Globo x SBT duela pelos direitos de transmissão
Globo e SBT estão duelando pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores. As duas emissoras apresentaram as melhores propostas para TV aberta e seguem na briga. A Globo, aliás, tomou duas decisões inéditas: topou exibir os patrocinadores da Conmebol e transmitir a final mesmo que não haja equipes brasileiras na disputas. É uma mudança e tanto para a emissora.