Usuários das redes sociais foram pegos de surpresa com a notícia de que a popular influenciadora digital Sthefane Matos, ou simplesmente Sthe Matos, foi internada nesta segunda-feira (21), devido a um sangramento cerebral.
Quase que imediatamente, por conta da preocupação com a influencer, muitos passaram a se perguntar o que teria causado tal situação. Alguns teriam até mesmo cogitado um possível AVC, hipótese posteriormente negada pela equipe de Sthe através de uma nota direcionada ao público.
Na mesma nota, a assessoria da artista ainda atualizou seu estado de saúde e afirmou que os médicos acreditam que a ex-peoa tenha sofrido uma contração das veias do cérebro, ocasionando o sangramento.
Para buscar entender o que pode levar uma pessoa a ter um sangramento deste tipo, o colunista Leo Dias, do portal de notícias Metrópoles, conversou com o médico especializado em Neurocirurgia do Hospital Albert Einstein e da Rede D’Or, em São Paulo, o Doutor Wanderley Cerqueira de Lima.
De acordo com o neurocirurgião, a contração das veias se dá devido a diminuição do calibre dessas estruturas na região do cérebro. O especialista cita ainda, a título de conscientização, que o fator idade é de grande importância e influência muito no diagnóstico, visto na maioria das vezes em pessoas com a idade mais avançada.
O neurocirurgião acrescentou também que outra causa muito comum desses sangramentos intracranianos são as rupturas de aneurismas cerebrais e afirmou que, em um primeiro momento, o paciente pode vir a se queixar de dor de cabeça súbita, rigidez na nuca, perda de consciência e até mesmo chegar ao coma.