O apresentador José Luiz Datena, durante o programa Brasil Urgente, transmitido pela Band, demonstrou preocupação com a integridade física do repórter Yan Boechat. O jornalista está no território da Ucrânia fazendo a cobertura da guerra travada com a Rússia e, após receber uma ligação, não realizou o atendimento. A ausência de contato rendeu temores dos colegas de profissão, sobretudo pelo ambiente hostil nos quais os profissionais da imprensa estão sendo submetidos.
Datena mostra lado humano e se preocupa com jornalista na Ucrânia
Após Yan Boechat não realizar o contato com a Band no Brasil, José Luiz Datena levantou algumas suspeitas do que poderia estar acontecendo com o colega de emissora. Mesmo com a preocupação tomando conta de si, buscou levar um ar de serenidade aos telespectadores, enumerando algumas das hipóteses plausíveis.
“O telefone está operando. Está recebendo mensagens, mas não está respondendo. A pessoa que está fugindo de ataques russos não pode ficar parado para atender telefone, eu imagino. Também pode estar apenas carregando o aparelho”, foram as palavras do comandante do Brasil Urgente.
O chefe da redação da Band, André Basbaum, também participou ao vivo do Brasil Urgente. Segundo ele, Yan Boechat fez contato pela última vez por volta das 11h às 12h desta terça-feira (15). Na sequência, faria um deslocamento entre cidades, deixando Kiev rumo à fronteira com a Polônia.
Conforme reiterado por Datena, Yan Boechat é habituado ao ambiente da guerra, uma vez que já cobriu outros episódios desta natureza. Em 1º de março, o jornalista deixou Kiev pela primeira vez, relatando o temor pela possibilidade da equipe ficar sem suprimentos para deixar a capital ucraniana.