BBB22: como a decoração da casa pode afetar o humor dos participantes?

Psicóloga explica como a combinação de cores e objetos de decoração pode interferir no psicológico dos brothers

PUBLICIDADE

Ao longo de 22 edições, o reality show mais assistido do Brasil busca inovar nos cenários e cores, tudo para causar ainda mais desconforto nos participantes confinados. Anualmente, além da expectativa do público em saber o nome dos novos brothers, provas e dinâmicas, sempre surgem os burburinhos de como será a decoração da casa. Na 22ª edição, com uma temática baseada nas décadas de 1970, 80 e 90, a presença exagerada de informações e cores chamou ainda mais a atenção.

Segundo especialistas ouvidos pelo UOL, a combinação de várias texturas e elementos compõe a estratégia da direção do programa para mexer com os ânimos dos participantes e movimentar o jogo. “”Foi algo que me chamou muita atenção, [a casa do BBB] é um ambiente muito estimulante, com cores, desenhos. Pode ter sido algo intencional para estimular e aquilo pode despertar até certo cansaço nas pessoas”, afirma a psicóloga Giseli Caterine Miranda, professora do Centro Salesiano Universitário de São Paulo. 

Quartos, sala e área externa

Na edição de 2022, os quartos foram pensados na temática dos anos 90, abusando de estampas, formas diferentes e cores fortes e vibrantes, o que deixa os participantes mais agitados e em estado de alerta.

A sala, local de encontro durante os programas ao vivo aposta em um ambiente oposto ao que consideraríamos relaxante, predominando as cores laranja, verde, amarelo e roxo, capazes de proporcionar um clima de grande tensão.

A área externa reserva tons lúdicos e divertidos com cores em tons pastéis, formas marcantes e mobiliário pouco confortável. Para esses espaços, o ideal é proporcionar um ambiente funcional e de relaxamento.

“Cor é um feixe de luz visível que possui determinada frequência. Nossos olhos são órgãos do sentido que possuem células fotossensíveis capazes de reagir a determinadas frequências. Assim, dentro de um espectro, algumas cores são mais ‘fortes’ do que outras”, comenta a psicóloga Myenne Tsutsumi, professora da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Categorias BBB