Nos últimos capítulos da novela Prova de Amor, Ricardo (Pedro Malta) começará a se arrepender de ter fugido de casa. Embora não suportasse mais ser humilhado pelo irmão, ele sente falta dos pais e da facilidade de ter comida e abrigo garantido.
Pestana não gosta quando o menino começa a dizer que deseja voltar para casa e tenta o fazer mudar de ideia. Como Ricardo não desiste de retornar para o apartamento de Eduarda, Pestana impede que ele saia e esconde as chaves e declara: “você vai ficar comigo”, além de afirmar que quem o procurou foi o menino e não o contrário.
Certo dia, enquanto Pestana está dormindo, Ricardo aproveitará para pegar as chaves e fugir. Para o azar do menino, Pestana conseguirá o alcançar, mas será por pouco tempo, pois a polícia segue procurando o gago e o filho de Joana por toda parte.
Ricardo, que antes via Pestana como um pai e gostava dele, afirma para o ex de Elza que ele está agindo como um sequestrador. Carente e se sentindo sozinho após ser expulso da casa de Elza, Pestana não quer perder Ricardo, pois pensa que ele é seu filho já que ajudou a criá-lo.
Enquanto isso, Felipe entra em desespero quando Joana o visita e conta a verdade sobre a fuga do filho. Na prisão, Felipe se sentirá impotente por não poder fazer nada para localizar o filho.
Substituta de Prova de Amor
Após a mudança da trama Vitória para Chamas da Vida como substituta de Prova de Amor, muita gente pensou que a decisão foi por Vitória ter um enredo pesado e Chamas da Vida mais leve, mas não é bem assim.
Chamas da Vida aborda o uso de drogas, piromania e pedofilia. Uma das personagens, que interpreta uma adolescente de 13 anos, será abusada por um pedófilo e ficará grávida. A menina optará pelo aborto e cenas fortes mostrarão o quanto uma vítima de abuso é julgada em um hospital, mesmo exercendo um direito.
O personagem de Dado Dolabella e todo o seu grupo usam drogas e cometem pequenos crimes, sempre agindo por uma rebeldia sem motivo. Já a antagonista principal está disposta a tudo para tirar do seu caminho o que atrapalha, o que inclui queimar coisas e até pessoas.
Quanto a troca, em nenhum momento a emissora se pronunciou. Através da coluna de Flavio Ricco, foi dito que a emissora só tomou a decisão definitiva na tarde da última quinta-feira, 17, após analisar todas as possibilidades.