Adms de Vyni mudam de tática após acusação de plágio; especialistas alertam

Especialistas falam sobre como a identidade visual Vyni do BBB22 se compara à Juliette do BBB21.

PUBLICIDADE

Antes mesmo do Big Brother Brasil deste ano começar, já havia críticas e comentários nas redes sociais contra alguns dos participantes. No caso de Vyni, isso se deve à semelhança da identidade visual da rede social com a de Juliette, vencedora da edição anterior. Mesmo depois de atingir 2 milhões de seguidores e um selo de verificação, não faltam questionamentos sobre as postagens, principalmente dos seguidores da Paraíba.

Uma identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que caracterizam o trabalho de alguém, ou seja, quando você vê o “estilo” de uma pessoa ou marca, sabe quem é. Para entender as semelhanças entre as identidades visuais originais de Vyni e Juliette, o portal Metrópoles ouviu especialistas sobre o assunto.

Para Isabela Soller, CEO da Assessoria Soller, por falta de conhecimento do mercado, talvez a equipe cearense tenha escolhido o que deu certo: no caso, a sugestão visual de Juliette. Quando o programa foi lançado, especialmente no Twitter, havia uma grande demanda por pessoas que prestavam serviços de consultoria, mídia social e muito mais.

O especialista em marketing, Edson Torquato, acredita que a cópia ficou clara no momento em que o participante foi anunciado: “Juliette conquistou as redes e venceu o reality show, os administradores foram no que já deu certo, no entanto é preciso modelar e criar uma rede diferente e sua própria personalidade”. Edson conclui dizendo que a criação do personagem é válida e que a estratégia deve ser pensada à luz do que já está ativo em outras versões, mas com sua identidade em mente.

No primeiro post de Vyni no Instagram, a semelhança com o post de Juliette é marcante, desde elementos nordestinos, fontes, cores e até a pose da foto, a famosa carinha de surpresa feita pela ex-BBB é predominante. Na época, ela mesma fez um comentário sobre o caso no programa Encontro, mas não demonstrou estar desconfortável: “Ele tirou uma foto igual a mim!”, observou.

Os críticos argumentam que a falta de originalidade artística pode ser um fator para prejudicar os participantes, mesmo que os objetos usados ​​não sejam inteiramente de propriedade do campeão.

Categorias BBB