A música do Rio Grande do Sul está de luto com a morte confirmada do cantor Luyan Lopes de Aguiar. Ele tinha apenas 24 anos e morreu na noite de sábado (12), enquanto passava o som em piquete de São Borja, cidade da fronteira oeste do estado.
Luyan era vocalista da Pankda da Vaneira. A banda tinha show marcado para o local e chegou por volta das 19h, horas antes do show, para realizar a passagem de som. Este procedimento é comum. Trata-se do momento em que os músicos vão testar e dar os ajustes finais aos instrumentos.
Integrantes da banda informaram que Luyan regulou a guitarra e chegou a tocar duas vezes. Na terceira, ele tocou nas cordas do instrumento e deu um grito pedindo ajuda. Rapidamente, foi percebido que ele estava sofrendo um choque elétrico.
Um dos integrantes da banda tentou tirar a guitarra de Luyan, mas não conseguiu porque também levou choque. A rede elétrica foi desligada pelos próprios músicos, que tentaram reanimar o colega, mas não conseguiram. Corpo de Bombeiros e Samu foram acionados para o socorro. Mesmo após os procedimentos dos profissionais, o rapaz não resistiu e faleceu.
Marcelo Gomes de Gomes Júnior, colega de Luyan na banda, elogiou o amigo pela humildade, respeito, encanto que produzia nas pessoas. Luyan estava na banda Pankda da Vaneira havia três anos. “Deixa muita saudade”, disse ele.
Recentemente, Luyan passou em concurso da Brigada Militar, como a PM do Rio Grande do Sul é chamada no estado. A perícia deve confirmar a causa da morte. O velório e sepultamento do corpo do músico estavam marcados para este domingo, em Itaqui.