Ex-boxeador Maguila, aos 63 anos, faz tratamento e luta pela vida

José Adilson dos Santos Rodrigues vive em clínica de Itu, no interior de São Paulo.

PUBLICIDADE

José Adilson dos Santos Rodrigues ficou conhecido em todo o Brasil como Maguila, um dos maiores pugilistas da história do país. Aos 63 anos, o ex-lutador de boxe sofre de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC). Esta doença não tem cura e é neurodegenerativa.

A ETC tem ligação direta com os golpes sofridos por Maguila quando era lutador. Foram quase 20 anos no boxe, em carreira iniciada em 1983 e encerrada no ano 2000. Neste período, Maguila levou muitas pancadas em lutas que ficaram marcadas na história do esporte brasileiro e mundial.

Atualmente, Maguila está internado em uma clínica da cidade de Itu, interior de São Paulo. O tratamento que ele faz é paliativo, já que não há cura. Maguila luta pela vida em dois pilares: qualidade e longevidade. Nesta quinta-feira (10), o ge publicou vídeo enviado pela esposa Irani Pinheiro.

Irani afirmou que há uma equipe que cuida do marido 24 horas por dia. Sentado, Maguila mandou um recado aos fãs. O ex-lutador disse que está bem e mandou um abraço ao povo brasileiro. “Essa doença que nem sei falar o nome, mas é difícil. É para o povo ficar tranquilo que estou bem”, disse Maguila, com seu jeito característico.

Maguila recebe tratamento a base de Canibidiol

Na clínica em Itu, Maguila é acompanhado pelo médico Renato Anghinah desde 2015. Antes disso, a ETC de Maguila era tratada como se fosse Alzheimer. O tratamento do ex-boxeador é à base do Canibidiol, extraído da Canabis. Anginah atende, além de Maguila, Éder Jofre, outra lenda do boxe do Brasil.