Se alguém te dissesse há 15 anos que uma das profissões mais “desejadas” de hoje seria youtuber, você acreditaria? Mas cada vez mais pessoas se dedicam a produzir conteúdos em vídeo e disponibilizam em plataformas como o YouTube.
Com as redes sociais e a internet cada vez mais focadas em entregar e valorizar conteúdos em formato de vídeo, a “profissão” tende a conquistar cada vez mais pessoas. Sem contar em diversos youtubers que conseguiram alcançar a fama pela plataforma.
Mas, criar um canal de sucesso requer compromisso, um certo investimento e muita criatividade. Além disso, existem algumas práticas que podem ajudar a alcançar mais pessoas e conseguir mais seguidores. Veja algumas e se inspire!
Como criar um canal de sucesso no YouTube?
Fale sobre um assunto que você goste/tenha facilidade;
Falar sobre um assunto que gosta possibilita que você tenha um discurso mais natural, divertido, com autoridade e compartilhando suas opiniões, se conectando com outras pessoas que também gostem do mesmo assunto;
Por exemplo, canais de live stream de games são muito populares, onde o youtuber faz o registro em vídeo de uma partida de videogame que esteja jogando, fazendo comentários ou até ensinando outros jogadores alguns segredos e dicas daquele jogo específico;
Produza vídeos com qualidade;
Além do conteúdo ser de qualidade, o youtuber precisa se atentar a produzir vídeos de qualidade. Vídeos com a iluminação agradável, com áudio limpo e cortes dinâmicos podem conquistar mais atenção do público;
Para isso, o ideal é contar com um editor de vídeo para deixar o conteúdo ainda melhor. Existem excelentes ferramentas de edição, como a InVideo, que oferece vários recursos, como transições de cenas, modelos, filtros e outros;
Realizar cortes para deixar o vídeo com fluxo mais dinâmico, adicionar trilhas sonoras, legendas ou outros recursos de edição pode multiplicar o potencial de alcance e sucesso do vídeo;
Invista em um kit de equipamentos básicos como tripé para câmera ou celular, microfone e uma fonte de luz, além de utilizar softwares ou aplicativos de edição para deixar seus vídeos ainda melhores.
Crie uma rotina de publicações
Além de ajudar na organização do produtor de conteúdo, publicar vídeos com constância gera expectativa dos seguidores, desenvolvendo uma conexão com a audiência.
Se o intervalo entre um vídeo e outro é muito longo, é comum que a audiência vá perdendo o interesse. Estipule um intervalo que você consiga entregar conteúdo e mantenha a rotina.
Para isso, faça um cronograma com os vídeos que pretende criar, além dos já produzidos pode ajudar na organização, além de ajudar a visualizar os tópicos que você já abordou e os que poderá abordar em vídeos futuros.
Divulgue seu canal
Por mais que o YouTube tenha suas ferramentas de divulgação na plataforma, é essencial divulgar seu canal em outras plataformas, como redes sociais, sites, blogs, newsletter e outras.
Divulgando o vídeo em outras redes, você também pode multiplicar o alcance de pessoas. Faça recortes dos vídeos e coloque nas redes sociais, chamando a atenção e convidando as pessoas a assistirem os vídeos completos.
As redes sociais acabam sendo uma ferramenta mais fácil de compartilhar conteúdo para as pessoas, e permitir que elas compartilhem entre si, aumentando seu tráfego orgânico.
Incentive o engajamento das pessoas nas redes sociais, utilize frases “call-to-action”, incentivando a comentar, compartilhar, curtir e outras ações que aumentem o engajamento do seu canal e a popularidade dele.
As redes sociais também permitem o tráfego pago, patrocinando publicações para ter maior alcance ainda, atingindo pessoas dentro de seu público-alvo.
Procure parcerias
Principalmente quando o canal começa a obter sucesso, é natural que os youtubers façam parcerias. E não falamos somente de parcerias com outros canais, mas também contar com outros profissionais para ajudar na produção de conteúdo e vídeos.
Contar com profissionais do audiovisual para realizar a captação e edição de vídeo com ainda mais qualidade, contar com redatores para ajudar nos roteiros, figurino, iluminação, entre outros profissionais.
Além disso, faça parcerias com outros canais ou empresas que façam sentido para o seu canal. Por exemplo, em um canal que fala sobre filmes, faça parceria com lojas que vendem artigos para fãs de diversos filmes.
As parcerias têm como objetivo aumentar a visibilidade de ambos, então devem ser tratadas como estratégia e negócios. Uma parceria bem sucedida pode ser o caminho para o sucesso de seu canal com o conteúdo de qualidade.
Mas cuidado! A parceria deve trazer benefício para ambas as empresas. Muitos influencers acabam fazendo parcerias com empresas que não tem relação com seu canal, resultando em um resultado contrário ao esperado.
Então, preparado para fazer sucesso na internet como youtuber?