A frase “uma imagem vale mais que mil palavras” não é um mero ditado popular quando o assunto é posicionamento digital. De acordo com pesquisa realizada pela MDG Advertising, empresa norte-americana líder em branding, 67% dos clientes pontuam que qualidade da imagem é importante na hora de escolher um produto ou serviço, bem como nas redes sociais o engajamento podem crescer até 37% quando a fotografia escolhida tem poder apelativo e comunicação eficiente.
“O que diferencia as redes sociais de um profissional com um bom alinhamento de branding pessoal e digital é a forma como ela trabalha a imagem. Justamente por isso usar a fotografia de maneira estratégica e com qualidade é importante não apenas para aumentar o engajamento, mas para gerar especulação, curiosidade e assim capturar mais leads e gerar mais vendas para o prestador de serviços”, pontua o fotógrafo Igor Azevedo.
De acordo com o fotógrafo, a era das redes sociais veio potencializar a importância da fotografia para os prestadores de serviços que precisam se vender diariamente em um mercado cada vez mais competitivo. “No momento em que a gente vive, onde as redes sociais são um meio de levar o que você faz para todo o mundo, é importante pensar no posicionamento de imagem com fotografias que irão informar de forma estratégica, atraindo as pessoas certas para crescer o trabalho e a receita”, diz.
Com atuação na fotografia há mais de uma década, o profissional sentiu a necessidade do mercado de gerar fotos profissional para posicionamento estratégico de marketing e criou o projeto “O poder da foto business”, que busca montar uma estratégia de imagem que comunique a excelência dos serviços profissionais. “Cada cliente é único e com minha experiência, eu estudo o que ele faz, entendo os pontos fortes dele e a partir disso crio fotos para o posicionamento dentro das redes ser bem diferenciado, mostrando ele como profissional de forma humanizada”, pontua.
No serviço do projeto de Igor Azevedo cada detalhe é pensado, desde os acessórios que serão usados até as locações mais apropriadas para cada objetivo. “Tudo é planejado em reuniões via facetime ou pessoalmente com o cliente, a estratégia é personalizada com o cliente alinhando serviços, profissional em si e também seu lado íntimo, pois na era das redes as pessoas se ligam a pessoas, ou seja, mesmo aquele que quer manter sua intimidade mais reservada precisa pensar em fotografias que supram essa curiosidade dos clientes”, diz.
Para profissionais que desejam investir no marketing de redes sociais por meio da imagem, Igor Azevedo recomenda não apenas procurar um fotógrafo especializado, mas também investir em consultoria de imagem e agências de branding. “É importante lembrar que é uma via de mão dupla. Essa gestão de marca pessoal deve estar alinhada ao marketing digital. A fotografia tem o poder tanto de enaltecer e realçar a pessoa quanto de passar a ideia de desleixo”, pontua.