Tiago Abravanel chupa o dedo ao dormir no BBB22; especialistas indicam os riscos

Tiago Abravanel, do grupo Camarote no BBB22, virou notícia ao dormir chupando o dedo ao dormir.

PUBLICIDADE

Tiago Abravanel, de 34 anos, é um dos participantes do BBB22, reality show da TV Globo. O neto de Silvio Santos integra o grupo Camarote da casa mais vigiada do país, e tem divertido os internautas ao dormir com o dedo na boca. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo tabloide inglês Daily Mail, um em cada dez adultos chupa ao menos um dedo para dormir. Ainda segundo os  especialistas ouvidos pelo jornal, essa é uma maneira de vivenciar novamente os sentimentos obtidos na amamentação.

O “benefício” causado ao chupar o dedão é uma grande quantidade de endorfina liberada no cérebro, o que traz para a pessoa uma sensação de prazer e de bem estar. Quem pratica esse ato não o faz em público e nem deixa que amigos, familiares ou parceiros descubram isso.

Ato de chupar o dedo traz riscos

O ato de chupar o dedão ou qualquer outro dedo da mão costuma se intensificar a partir dos quatro anos, pois é nessa fase que surge a necessidade de exercitar os músculos da face. Caso perpetuar no desenvolvimento da criança, há riscos que precisam de intervenção.

Chupar o dedo traz alteração nos músculos da língua e da face. As consequências se estendem desde às alterações da fala e da deglutição, até ter dentes tortos que precisam de uma correção ortodôntica.

Dicas de como interromper o hábito

A primeira dica é tirar o dedo da boca sutilmente enquanto a criança ou pessoa dorme, até que o corpo entenda. Você também pode dar um bicho de pelúcia para a criança dormir abraçada. Se ela faz isso acordada, converse de forma calma, pedindo para retirar o dedo. Outra dica é tentar distraí-la até que faça isso inconscientemente. Por fim, pode ser usada a tática de dizer que a mão é cheia de bichinhos que podem machucar a boca.