O que é, tratamento e riscos do vitiligo? Doença autoimune e multifatorial atinge Natália, do BBB22

Participante do BBB22 tem 22 anos e descobriu a doença quando tinha apenas nove anos.

PUBLICIDADE

Natália Deodato é uma das 20 participantes do Big Brother Brasil 22. Ela mal entrou na casa mais vigiada do Brasil e já virou assunto fora dela. A modelo e designer tem 22 anos e é natural de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Selecionada com uma das participantes do grupo pipoca no reality show mais assitido da TV brasileira, Natália tem vitiligo. A sister tinha apenas nove anos quando as manchas começaram a aparecer. Começou pelo olho, depois chegou à nuca e joelho. Em um mês, segundo ela, todo o corpo estava pintado com as manchas brancas.

Vitiligo mata ou tem cura?

A pergunta mais comum diante de uma pessoa com manchas na pele é: o que é vitiligo? A doença é multifatorial e autoimune. Há uma espécie de batalha no organismo das pessoas que têm vitiligo. Os linfócitos T destroem os melanócitos. O primeiro é formado por células de glóbulos brancos. O segundo é responsável pela melanina.

Como a causa é genética, há chances de pessoas da mesma família desenvolverem a doença. Natália não disse em seu vídeo de apresentação se mais alguém de sua família tem vitiligo. Se tiver filhos, haverá chances das crianças desenvolverem a doença.

Vitiligo não é transmissível, não tem cura, mas não também não coloca em risco a vida do doente. Há tratamentos médicos que auxiliam no controle. É possível pigmentar a pele afetada pelo vitiligo. A participação de Natália no BBB22 pode dar visibilidade à doença e aumentar a autoestima de pessoas que são acometidas pelo vitiligo. Cerca de 150 mil casos são registrados anualmente no Brasil.