Nesta terça-feira (21), a assessoria de imprensa do cantor Zé Neto, dupla de Cristiano, emitiu nota a fim de esclarecer o estado de saúde do músico. De acordo com o site Metrópoles, os exames realizados no cantor indicaram foco de vidro no pulmão. Zé Neto já estaria realizando o tratamento adequado para esta condição.
Ainda segundo o comunicado, a doença não é grave, mas provoca uma leve falta de ar no paciente. O problema pode ser causado por resquícios da Covid-19 e também é uma das consequências para quem usa Viper, o chamado cigarro eletrônico. O Viper é frequentemente utilizado por pessoas que desejam parar de fumar cigarros convencionais.
A mancha ou aspecto de vidro encontrados nos exames de Zé Neto indicam lesões pulmonares que podem ser causadas por diversos fatores, dentre eles vírus, fungos e bactérias. Um trecho do artigo publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia explica um pouco mais sobre a condição.
“O padrão de vidro fosco é, provavelmente, um dos mais inespecíficos, podendo representar afecções agudas ou crônicas, alveolares ou intersticiais“, diz o documento. Pesquisadores da UFRJ e UFCSPA, do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, afirmam que um diagnóstico concreto só se dá com o auxílio de vários exames complementares.
Na última segunda-feira (20), Zé Neto comentou sobre o problema de saúde enfrentado por ele através de um vídeo publicado nas redes sociais. No registro, o cantor afirma que já está em tratamento e que achou que não iria conseguir. O sertanejo foi diagnosticado com Covid-19 em junho do ano passado.