O Brasil é um dos países mais fortes no quesito produção de novelas. Embora existam muitos sucessos em língua espanhola, as produções brasileiras costumam ser vendidas para centenas de países.
E por trabalhar muito com produções longas, infelizmente casos inesperados podem acontecer durante a produção da trama, que podem levar ao afastamento de alguém do elenco.
Motivos de saúde, questões pessoais dentre outros, podem gerar um rombo na produção, mas o falecimento de um ator, pode gerar traumas em todos os envolvidos no trabalho.
Sérgio Cardoso
Na década de 70, o ator Sérgio Cardoso estava trabalhando na novela O Primeiro Amor, da TV Globo. Protagonista da trama, ele faleceu faltando 18 episódios para o final da novela.
A morte precoce do ator em 18 de agosto de 1972, aos 47 anos por conta de um infarto, gerou grande comoção, além de boatos de que o artista havia sido enterrado ainda com vida, o que foi desmentido por familiares.
Na época, a Globo precisou tomar uma decisão para encerrar a trama: escolheu o ator Leonardo Villar, amigo do falecido, para interpretar o personagem até o fim da trama.
Jardel Filho
Faltando somente 17 capítulos para a novela Sol de Verão chegar ao fim, Jardel Filho, de 55 anos, faleceu. A morte do artista, que viveu o personagem Heitor na trama, um dos protagonistas, gerou comoção nacional.
Nesta ocasião, foi decidido que a novela tivesse o seu final antecipado. O ator, que morreu em 19 de fevereiro de 1983, foi homenageado pelo colega Gianfrancesco Guarnieri.
A causa da morte do ator foi ataque cardíaco.
Daniella Perez
Filha da autora de novela Glória Perez, Daniella é o rosto da maior tragédia da teledramaturgia do Brasil. A jovem atriz, de apenas 22 anos foi assassinada pelo ator Guilherme de Pádua.
A morte aconteceu em 28 de dezembro de 1992. Pádua era colega de elenco na trama De Corpo e Alma. A atriz ganhou uma homenagem na novela e o final de sua personagem envolveu uma viagem para estudar fora do país.
O personagem de Guilherme de Pádua foi retirado de trama.
Domingos Montagner
Este foi o caso mais recente. Em 15 de setembro de 2016, o ator que protagonizava a novela Velho Chico morreu afogado aos 54 anos de idade.
O ator se afogou após mergulhar num rio localizado em Canindé, no Sergipe. As informações de populares dão conta de que o ator foi tomar banho após almoçar e acabou não retornando.
A atriz Camila Pitanga estava com Montagner, mas saiu ilesa. O caso gerou muita comoção e a novela, que estava perto de ser encerrada, precisou ser adaptada.