Os dias do ator que interpreta Calixto em O Cravo e a Rosa não têm sido fáceis: doença crônica e sumiço da TV

O ator retorna às telinhas com a reexibição da trama nesta segunda-feira (06).

PUBLICIDADE

Clássico de Walcyr Carrasco, a novela O Cravo e a Rosa retoma às telas da TV Globo em reexibição na faixa de horário após o Jornal Hoje. O público volta a ter contato com os personagens da trama, tendo em seu elenco a presença do ator Pedro Paulo Rangel, responsável por dar vida ao personagem caipira Calixto.

Quando a novela foi ao ar pela primeira vez nos anos 2000, Pedro Paulo Rangel estava com 52 anos de idade. Agora, o veterano acaba de completar os 73, estando afastado das novelas da Globo desde 2012, oportunidade na qual atuou em Amor Eterno Amor, interpretando Zé da Carmen. Posteriormente, participou das séries As Brasileiras, de 2012, e Dentista Mascarado, originalmente veiculada em 2013.

Em entrevista concedida para o jornal O Globo em 2019, o ator explicou o motivo pelo qual não pretende retornar às telinhas. “Já cumpri esse carma. Não tenho mais saúde para me dedicar a um trabalho intenso de 11 meses com eventuais externas à noite”, desabafou.

Embora afastado dos trabalhos na televisão, Pedro Paulo Rangel continua atuando no teatro sempre que pode. Em sua vida pessoal, convive diariamente com uma doença respiratória crônica, passando a maior parte da pandemia de Covid-19 em completo isolamento social, justamente por conta do seu quadro de saúde.

“Não é falta de ar. É o contrário. É excesso. Fico empapuçado porque não tenho força para expelir o ar do pulmão”, explicou o veterano em entrevista para a TV Record no ano de 2017, explicando os sofrimentos decorrentes de sua doença.