No programa Brasil Urgente desta segunda-feira (8), o apresentador José Luiz Datena fez um desabafo bastante emocionante sobre a tragédia aérea que vitimou Marília Mendonça e os demais tripulantes que acompanhavam a cantora na última sexta-feira (5). Além da artista, de apenas 26 anos, outras quatro pessoas foram vitimadas pela tragédia.
O avião bimotor, que caiu na região do Vale do Rio Doce, em Caratinga, Minas Gerais, já teve seus destroços recolhidos e passará por uma perícia minuciosa para avaliar os possíveis motivos para a queda. A polícia civil de MG encontrou um cabo elétrico enrolado na hélice da aeronave.
A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) confirmou, ainda na sexta-feira, que o avião que transportava Marília Mendonça atingiu cabos de tensão e rasgou-os ao sobrevoar a região. A perícia ainda detectará as causas minuciosas que levaram à queda da aeronave.
Datena dispara sobre ausência de responsáveis por queda do avião de Marília Mendonça
Em seu desabafo, o apresentador citou a cobertura jornalística do acidente, a repercussão da morte de Marília Mendonça, mas criticou a ausência de responsáveis pela queda da aeronave. “A informação foi que o avião bateu na torre de alta tensão pois não tinha sinalização”, disse Datena, já enfurecido pelas notícias que chegavam a todo o momento.
Foi então que o apresentador questionou os motivos para não haver a devida sinalização na região e informou que a própria Cemig alegou que não precisaria das tais marcações.
Ainda em tom de lamento, Datena suplicou para maior ação da companhia em investir nas sinalizações corretas. “É por isso que esse país aqui a tragédia nunca tem nome, é sempre ilimitada”, disparou, lembrando dos casos dos rompimentos de barragem em Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, que não tiveram os seus responsáveis devidamente punidos, nas palavras de Datena.