Ao longo dos capítulos de Império, José Alfredo (Alexandre Nero) vem se mostrando um personagem que divide a opinião dos telespectadores da trama. De forma constante, o comendador é alocado entre os mocinhos, mas ora também entre os bandidos da trama. De todas as formas, é possível elencar motivos para odiar o personagem de Alexandre Nero na novela da TV Globo.
Motivos para odiar o comendador em Império
Logo no começo de Império, José Alfredo já provoca um singelo desconforto ao cometer o erro de ser “talarico”. O termo é popularmente utilizado para definir homens que se envolvem com a mulher de amigos ou parentes próximos. E foi o que aconteceu na trama, quando o Comendador se envolveu com Eliane (Vanessa Giácomo), esposa do seu irmão, Evaldo (Thiago Martins). Contudo, o romance não foi para frente e o comendador abandonou a mulher sem sequer saber que ela estava grávida.
Se já não bastasse a “talaricagem” e o abandono de uma parceira grávida, José Alfredo foi além e decidiu engolir (literalmente) os resultados dos exames de DNA que comprovavam que Cristina (Leandra Leal) era sua legítima filha. A mentira do comendador fez com que sua filha bastarda fosse privada de saber a verdade sobre a paternidade do empresário.
Além dos episódios de mentiras, o comendador ainda é capaz de viver um casamento mentiroso com Maria Marta (Lilia Cabral), por pura conveniência. O fato de não ser apaixonado pela esposa, no entanto, não o impede de fazer cobranças sobre os relacionamentos de Maria Marta. A todo o momento ele faz questão de pressionar a mãe de seus filhos, o que gera bastante desconforto.
O fato de não levar seu casamento a sério é o de menos, na realidade, visto que José Alfredo comumente costuma ter amantes, como é o caso de Maria Isis (Marina Ruy Barbosa). Além de ser abusivo com a jovem, ele ainda foi acusado de dormir com a ruiva quando ela era menor de idade na trama. O empresário precisou contar com a boa vontade de sua amante para não ir para a cadeia.
Por fim, mas não menos importante, após enfrentar um escândalo, o homem decide se safar forjando a própria morte, escondendo tudo da família e querendo aproveitar sua “vida pós-morte” ao lado da amante em Império.