A novela Império, que está sendo reprisada na Globo, está com seus dias de exibição contados. O folhetim escrito pelo autor Aguinaldo Silva mostrará nos próximos capítulos da trama o retorno do temível homem de preto ao convívio da família. José Alfredo forjou a própria morte para provar sua inocência na justiça.
O comendador conseguiu enganar a família que realmente estava morto, com exceção de sua filha Cristina que ficou sabendo do segredo do pai antes que o plano do dono da Império fosse posto em prática. Após seu falso sepultamento Zé retornou para o garimpo a fim de ficar um tempo trabalhando por lá, arquitetando sua volta triunfal junto aos Medeiros.
Passado um tempo longe dos negócios, filhos, netos, Isis e de sua mulher Maria Marta, José Alfredo decide que já é hora de voltar para o Rio de Janeiro, mas ainda se mantém escondido de todos no barzinho de um antigo amigo. Enquanto isso, Marta se vê às voltas com os desmandos de Maurílio, o vilão se muda para a mansão dos Medeiros e humilha a imperatriz que se encontra nas mãos do vigarista.
A volta do comendador será marcada por tristezas e alegrias, Zé será preso após Maria Marta descobrir que ele está vivo, ela irá entregá-lo à polícia, O homem de preto também conhecerá seus netos, filhos de João Lucas e Du em um momento de grande emoção na trama. O poderoso dono da joalheria encontrará sua fortuna roubada por Silviano, milhões de euros enterrados dentro de uma piscina.
Quando tudo parecia estar voltando a dar certo para o comendador, ele descobre que seu próprio filho estava por trás das desgraças que vinham acontecendo em sua vida. Para marcar a tragédia no final da novela Império, o autor preparou um embate entre pai e filho, José Alfredo acaba morto com um tiro pelas costas, dados por José Pedro, deixando Cristina que estava no local desesperada.