Durante uma visita ao túmulo de José Alfredo, Maria Marta vai dar de cara com Cora no folhetim de Aguinaldo Silva. A dondoca fará de tudo para expulsar a megera do jazigo, porém, acabará ficando surpresa quando ver a joia do marido no dedo da vilã. “Esse anel é do José Alfredo”, falará a madame em Império.
Na trama do horário nobre, a mãe de Maria Clara ficará desconfiada da morte do comendador desde que Maria Ísis foi até a mansão para lhe contar que o empresário está vivo. Embora não tenha levado a ninfeta a sério, ela ficará pensando sobre o assunto e até cogitará exumar o corpo do pai de Cristina.
Nos próximos capítulos, a imperatriz irá até o cemitério para fazer uma visita ao túmulo do ‘homem de preto’ e chegando lá encontrará Cora ajoelhada na lápide. A madame debochará se a beata está querendo ser tão viúva quanto ela.
A tia de Cristina provocará que o empresário só permaneceu casado com ela até o fim da vida para tirar vantagem do seu sobrenome de aristocrata, e para que todos acreditassem que ele pertencia a alta sociedade. Mas, no fundo ele sentia ânsia de vômito quando estava com ela.
Após uma discussão, a matriarca da família Medeiros expulsará a religiosa do local e baterá nela com ramos de flores. Quando estiverem brigando, a dondoca notará o objeto do comendador com a vilã. Perplexa, ela dirá que esse anel pertencia ao seu marido, que o mesmo foi enterrado em seu dedo, e não entenderá como a joia foi parar com a tia de Cristina.
Cora encontrou o anel quando resolveu se esconder no cemitério para desenterrar o corpo do homem para terem uma despedida íntima. Mas, ela encontrará o caixão vazio e o objeto estará dentro dele, logo, a vilã chegará a conclusão que a morte do homem não passou de uma farsa.