O Jornal Nacional deste sábado, 19/6, começou em tom sério e de alerta. No dia em que se completou 500 mil mortos pela Covid-19 desde março de 2020, a TV Globo optou por fazer modificações no programa de jornalismo mais importante do canal apenas para reforçar uma mensagem que tem ficado bastante clara desde que tudo começou: é preciso combater as causas da pandemia. William Bonner vestia preto para dar a notícia mais triste da tragédia e disse que o Brasil chegou aos 500 mil mortos, mas que milhões de pessoas estão de luto.
O programa começou impactante, mostrando um VT com pessoas destacadas, em branco, indicando que já não estão mais presentes. Ao final do VT, aparece: “500 mil ausências“.
Veja abaixo o vídeo da abertura do Jornal Nacional, divulgado no Twitter da TV Globo.
Sábado, 19 de junho.
A pandemia mata mais de meio milhão de brasileiros. https://t.co/Vgf0hFYjNk pic.twitter.com/m6J2WOpPkz— Jornal Nacional (@jornalnacional) June 19, 2021
Jornal Nacional começa sábado (19) em tom fúnebre, com William Bonner de preto
Além da escolha por um VT especial sobre a marca de meio milhão de mortes para a Covid, o Jornal Nacional também começou sem música tradicional. Muitos interpretaram a atitude de William Bonner de usar preto como sinal de luto.
O público comentou o fato, por meio das redes sociais.
Willian Bonner e Renata Vasconcelos trajados de preto, sutil e simbólico a demonstração de luto que a gente está vivendo.
— Gabriel Oliveira ⭐ ⭐ ⭐ ◾◽🐔 (@ogabrioliveira) June 19, 2021
Outro fato curioso é que o programa optou por inverter os temas abordados pelo telejornal, trazendo as notícias de esporte e previsão do tempo para o primeiro bloco do telejornal.
William Bonner e Renata Vasconcellos raramente apresentam o programa aos sábados, quando tiram folga. Na data de 500 mil mortos, eles se fizeram presentes para dar a notícia.