Fausto Silva é um dos maiores apresentadores da televisão brasileira na atualidade. Nas últimas semanas, o comunicador deixou amigos, fãs e familiares apreensivos após se sentir mal e ser internado. Na última quinta-feira (10), o apresentador foi diagnosticado com infecção urinária e precisou se afastar das gravações do Domingão do Faustão.
O diretor criativo dos programas da Rede Globo, Boninho, precisou substituir Fausto às pressas, já que os programas tem sido gravados às sextas. Boninho convocou Thiago Leifert para comandar a atração que foi exibida no último domingo (13). Faustão tinha alta prevista para o último sábado (10), porém, a equipe médica decidiu que o manteria em observação.
Ao longo dos anos, o apresentador enfrentou uma série de problemas de saúde, sobretudo devido à obesidade. De acordo com o site UOL, no ano de 2009 Fausto foi submetido a uma cirurgia bariátrica, que possui o objetivo de reduzir o estômago, devido ao sobrepeso. Diabético, o apresentador também passou por procedimento para regular os efeitos da doença do corpo. A Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue. A patologia é controlada através de medicamentos orais ou injetáveis, e com a adoção de alimentação saudável.
No ano de 2018, Fausto passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução das artérias devido ao acúmulo de colesterol. Através dos procedimentos, as artérias do paciente são liberadas, permitindo a normalização da passagem do fluxo sanguíneo. Na época, o apresentador explicou o processo. “Sempre faço exame, já sabia que tinha uma pequena obstrução e ela aumentou. Obstrução na artéria do coração. Resolvi fazer os exames e em seguida o cateter, e aí você desobstrui e põe o chamado stent”, disse Faustão.
Em fevereiro deste ano, o comunicador surgiu bem mais magro na TV e assustou alguns telespectadora. Mais tarde, Faustão explicou que havia feito um tratamento para retenção de líquidos, e explicou que chegou a reter 26 quilos de líquido. O tratamento para a contenção de fluidos consiste na administração de medicamentos diuréticos e corticóides. Desta vez, o apresentador enfrenta uma infecção urinária, doença que atinge a bexiga ou a uretra. Infecções mais graves também podem atingir os rins. O tratamento envolve a administração de antibióticos. Segundo o site UOL, ele continuará em observação até a próxima terça (15), onde será avaliado pela equipe médica novamente.