Sara irá sentir um arrepio na espinha após ser enganada por Abraão na trama bíblica da Record. Com receio da reação da esposa, o profeta não contará que Deus pediu Isaque em sacrifício. Ele chegará a erguer o punhal e preparar uma fogueira para matar o herdeiro, mas será impedido por Gabriel em Gênesis.
O escolhido de Deus não foi bem-sucedido quando cedeu aos caprichos da amada, e assim, abandonou Agar e Ismael a própria sorte no deserto. A egípcia implorou pela vida do garoto ao criador, que enviou um anjo para levá-los em segurança até o Egito, cumprindo a promessa de fazer o jovem ser pai de uma grande nação.
A divindade chegou a ficar dez anos em silêncio e só falou com o patriarca somente quando decidiu provar sua fé mais uma vez no folhetim.
O altíssimo ordenou para que Abraão oferecesse seu único filho em holocausto, quando um animal é oferecido em sacrifício, geralmente um cordeiro, e tem seu sangue derramado e consumido pelo fogo.
O filho de Terá não pensou duas vezes antes de aceitar a ordem divina, mas decidiu não alarmar a amada. Mas, a senhora sofrerá como se já soubesse de tudo ao ver os dois partindo para o monte nas cenas que serão exibidas hoje(10) à noite.
Fátima comentará que a mãe do garoto ficou muito mexida com a viagem. A protagonista dirá que se fosse somente preocupação seria mais fácil, mas, tem muito medo que algum deles não retorne.
Porém, Adália matará a charada antes da irmã ao notar que o cunhado pegou alguns feixes de madeira. Durante uma conversa com Massá, ela dirá que acredita que Deus quer Isaque de volta. Pois Abraão carregou a criança para fazer um sacrifício longe dali, levou lenha e não levou nenhum animal.