Renata Vasconcellos apresenta o Jornal Nacional, na TV Globo, ao lado de William Bonner. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) costuma ser notícia no telejornal mais assistido da TV brasileira de forma direta ou indireta – quando o tema refere-se ao governo federal – quase que diariamente.
Durante o Jornal Nacional, Renata deu uma importante notícia envolvendo o governo federal. A jornalista anunciou que a ministra Carmén Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou abertura de inquérito para investigar o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente. O pedido havia sido feito pela Procuradoroai-Geral da União (PGR).
Salles está no cargo desde o começo do mandato do presidente Jair Bolsonaro e é um dos ministros mais criticados por causa de sua gestão à frente da pasta do Meio Ambiente. No JN, Renata ainda deu mais detalhes sobre o inquérito que foi aberto.
Segundo a jornalista, o inquérito que foi aberto vai apurar se Ricardo Salles tentou atrapalhar as investigações da Polícia Federal após a maior apreensão de madeira da história do Brasil. O depoimento de Ricardo Salles também foi autorizado pela ministra do STF.
Em seguida, Renata finalizou dando o outro lado da notícia. O Jornal Nacional entrou em contato com Ricardo Salles, que afirmou que não cometeu nenhum crime e que isso ficará demonstrado no inquérito. Os embates entre Bolsonaro e a TV Globo são comuns. O presidente não se contém ao criticar a maior emissora do país. Outros canais e jornalistas também costumam ser alvos das críticas do chefe do Executivo.