Jair Messias Bolsonaro (sem partido), presidente do Brasil, decidiu se manifestar a respeito dos comentários que muitos brasileiros fizeram, inclusive jornalistas, sobre sua autorização para que seja realizada a Copa América no país ainda em 2021. Em meio à pandemia, Bolsonaro foi criticado por ter permitido que o evento ocorra, uma vez que o Brasil ainda não alcançou uma imunização segura para toda a população, segue com UTIs de Covid-19 lotadas e também tem visto surgir novas cepas da doença em várias partes do território nacional.
Bolsonaro chamou de “piti” o que a imprensa tem feito em relação à sua autorização para a realização da Copa América no Brasil. O presidente falou que deu “sinal verde” sim para o evento, que deve começar no próximo dia 13 de junho. A fala ocorreu durante um evento de patrocínios da Caixa Econômica Federal.
Bolsonaro critica TV Globo por posicionamento contra Copa América e chama atitude da imprensa de “piti”
O presidente Jair Bolsonaro associou o que a TV Globo fez em relação à sua autorização a um “piti”, uma atitude exagerada. Ele lembrou que o canal não tem os direitos de transmissão da Copa América. Quem poderá transmitir os jogos será o SBT, de Silvio Santos.
Bolsonaro falou que a CBF o procurou, pois a Argentina não irá sediar os jogos e disse que o Brasil conseguiria.
“Conversei com os ministros que poderiam estar envolvidos neste evento e foi unânime. Todos eles deram sinal positivo”, declarou o presidente.
O chefe de estado disse que a Copa terá que atender aos protocolos de saúde e que não terá torcida. O presidente associou ao fato de nenhum jornalista ter reclamado da Liberdadores com uma suposta atitude desmedida com a Copa América.
“Alguém reclamou? Algum jornalista teve piti por causa disso? Será por que na Copa América a transmissão não é da Globo, mas sim do SBT? Parece que é”, disse o presidente.
Ainda no evento, Bolsonaro falou que, o que depender do governo federal, a Copa América acontecerá no Brasil e finalizou avisando que lamenta as mortes, mas que “temos que viver”.