O jornalismo brasileiro está de luto. Morreu na madrugada dessa sexta-feira (14), em São Paulo, o jornalista Clóvis Rossi. Ele tinha 76 anos e estava em sua casa, depois de ter ficado internado por uma semana no Hospital Albert Einstein, na capital paulista.
Clóvis Rossi havia sofrido um infarto e foi internado na sexta-feira (7) passada. Depois de seis dias internado, teve alta nesta quinta. Em casa, ele passou mal e não resistiu.
O relato foi feito por sua filha, Claudia, ao jornalista Juca Kfouri, amigo de longa de data de Rossi. Por 39 anos, Clóvis Rossi trabalhou no jornal Folha de S. Paulo. A última colina na Folha foi publicada na quarta-feira (12). No texto, o jornalista explicou a ausência de sua coluna no último domingo.
Amigos se despedem de Clóvis Rossi
Nas redes sociais, amigos e fãs se despediram do jornalista que fez história na redação da Folha e atuava como repórter especial, colunista e membro do conselho editorial do jornal.
Clóvis Rossi, um dos jornalistas mais importantes do país nas últimas décadas, ainda não recebeu qualquer deferência do nosso chefe de Estado, aquele presidente que elogia até ditador pedófilo, torturador e espancador de mulheres. Prioridades tortas que revelam valores tortos.
— Pedro Menezes (@P_droMenezes) June 14, 2019
O também jornalista Ricardo Capriotti lamentou a morte de Rossi e também recordou a morte de Ricardo Boechat, morto em fevereiro após queda de helicóptero em São Paulo.
Ricardo Boechat, Clovis Rossi… Em 2019 o jornalismo brasileiro vai se empobrecendo com perdas irreparáveis.
— Ricardo Capriotti (@ricapriotti) June 14, 2019
O senador Randolfe Rodrigues (Rede), a exemplo de outros políticos, como o perfil do ex-presidente Lula, também postou uma mensagem lamentando a morte de Clóvis Rossi no Twitter. “Nos fará falta”, disse ele.
É com imenso pesar que lamento a morte do jornalista Clovis Rossi, símbolo da @folha. Cobriu com maestria a história recente do Brasil e do mundo. Ele nos fará falta em tempos onde atacam a liberdade de imprensa. Solidariedade aos familiares e amigos.
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) June 14, 2019
Velório e enterro de Clóvis Rossi
O corpo do jornalista será velado no Cemitério Gethsêmani, no Morumbi, zona sul de São Paulo, e partir de 16h dessa sexta-feira. Não foi informado se o enterro será nessa sexta ou apenas no sábado.