O Jornal Nacional, que vai ao ar pela Rede Globo de segunda à sábado no período noturno, foi o primeiro telejornal brasileiro a ser transmitido via satélite, líder de audiência há 5 décadas. Atualmente é apresentado por Willian Bonner e Renata Vasconcellos.
Na edição desta terça-feira (24), Bonner deu uma informação que acabou pegando os internautas de surpresa. É que muitos acreditavam que o surto da Covid-19 estava diminuindo, mas de acordo com um estudo mostrado pelo telejornal, a taxa de transmissão tem o índice mais alto desde o mês de maio.
A pesquisa foi realizada pela Imperial College, de Londres. Semana passada o índice era de 1,10, e nesta semana chegou a 1,30. Isso significa que, a cada 100 pessoas infectadas com o vírus, elas transmitem a doença para outras 130 pessoas, conforme explicado por William Bonner na matéria.
As informações possuem 95% de chance de refletirem a realidade. Qualquer taxa que seja acima de 1 indica que a pandemia está ficando cada vez pior, e o número de casos segue aumentando. Esta pesquisa aponta para uma possível segunda onda da doença no Brasil.
Os números da Covid-19
O novo coronavírus vem assolando o mundo, devido ao seu alto contágio. No Brasil, o número de infectados já ultrapassa a marca de 6 milhões, fazendo 169.541 vítimas, conforme a última atualização. No mundo, os números assustam. Mais de 59 milhões de pessoas contraíram a doença, causando quase 1,4 milhão de mortes.
Neste momento delicado em que vivemos, é válido ressaltar a importância de seguir à risca as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).