A Rede Globo sofreu uma dura derrota após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. A primeira vencedora do Caminhão do Faustão, quadro que estreou no ano de 1989, no programa de Fausto Silva na emissora carioca, deverá ser ressarcida em indenizações na casa dos R$ 65,6 mil. Tudo teve início quando, no ano de 2015, a Globo decidiu homenagear o primeiro vencedor do Caminhão do Faustão em comemoração aos 50 anos, mas acabou indicando outra pessoa.
Isabel Guedes Secco provou à Justiça ter sido a “legítima merecedora dos prêmios” entregues ao mecânico de barcos Fernando Jacometti. Na época, ele fez uma participação especial no quadro Invasão de Privacidade. Além de um automóvel zero quilômetro, recebeu vários acessórios utilizados em seu ofício como mecânico.
Em sua argumentação de defesa, a Rede Globo disse que o objetivo da premiação não era recordar o primeiro vencedor, mas um dos primeiros. A história do mecânico foi escolhida por ter maior identidade com o público, tendo em vista as dificuldades que enfrenta em sua vida pessoal.
Para motivar sua decisão, a Justiça compreendeu que a argumentação apresentada pela Rede Globo estava infundada, pois no desenrolar da premiação, disse pelo menos cinco vezes que Jacometti teria sido o “primeiro ganhador do caminhão do Faustão”, o que não é verdade.
Neste sentido, a Rede Globo poderá optar em dar os mesmos prêmios que deu para o mecânico a Isabel, ou restituí-la no valor equivalente a R$ 65,5 mil, acrescidos os juros monetários. A emissora carioca ainda pode recorrer da decisão.