A manhã desta sexta-feira (20) foi marcada por uma enorme triste para o povo britânico. Morre a escritora e jornalista Jan Morris, aos 94 anos de idade. O triste comunicado foi anunciado por um de seus filhos. “Nesta manhã às 11h40, a autora e viajante Jan Morris começou sua viagem mais longa. Deixa para trás sua companheira de toda a vida, Elizabeth”, disse Twm, citado pelo portal de notícias BBC.
A mulher entrou para a história do jornalismo, ficando muito conhecida após dar ao renomado jornal inglês New York Times, a matéria exclusiva sobre a conquista do homem no pico do Everest, o lugar mais alto do planeta Terra, em 1953.
A comunicação do feito histórico se deu através de uma mensagem criptografada. Na época, havia uma grande concorrência entre meios de comunicação, e Jan foi a única jornalista que esteve presente na expedição.
Depois de entrar para a história do jornalismo, Jan Morris optou por seguir na carreira de escritora, onde foi autora de mais de quarenta livros. In My Mind’s Eye (Pelos Olhos da Minha Mente, em português) foi seu último trabalho, que fez tanto sucesso que chegou a ser adaptado para a rádio BBC sob a forma de um seriado, no final de 2019.
A jornalista era transgênero e oficializou sua transição no ano de 1972, onde adotou por definitivo o nome “Jan”. Ela deixa sua esposa e cinco filhos. “Muito triste ao ouvir a notícia do falecimento de Jan Morris. Sua bela escrita tocou muitos dos meus mundos. Um ser humano muito especial e adorável”, disse Paul Jenkis, executivo-chefe de uma das principais clínicas de identidade de gênero do país.