Maju Coutinho iniciou o Jornal Hoje desta sexta-feira (20) com a cobertura sobre a morte do homem negro que foi morto dentro de uma loja do Carrefour, na zona norte de Porto Alegre. O crime ocorreu ontem e repercutiu neste Dia da Consciência Negra.
João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi espancado por dois seguranças da loja do Carrefour. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Circulam pelas redes sociais vídeos que mostram detalhes do ocorrido. No JH, Maju exibiu algumas imagens do que ocorreu no supermercado.
Nas redes sociais, muitos internautas estão elogiando Maju pela abordagem e apoiando a apresentadora do Jornal Hoje. “A Maju Coutinho deve tomar um calmante muito poderoso antes de dar notícias nesse país. No dia da consciência negra e ela tendo que dar notícias de morte, tortura e humilhação de negros“, comentou um internauta.
Fico pensando como a @majucoutinho consegue segurar emoção vendo essas pessoas apanharem, e a gente sabe que tem sim haver com a cor da pele. Meu abraço a você Maju! #jh #jornalhoje
— Luan Kaio 🦁⚔️⚽🛸🪂 (@EuLuanKaio) November 20, 2020
“Hoje está puxado para a Maju Coutinho apresentar o Jornal Hoje. Sinto pelos olhos dela”, disse outro telespectador que usou o Twitter.“Assistindo ao Jornal Hoje e sinto a dor da Maju Coutinho em noticiar toda esta violência”, comentou mais um internauta. Maju ainda exibiu outra reportagem mostrando policiais agredindo um rapaz com socos e pontapés.
@majucoutinho vc representa demais toda a nossa população! Que triste notícia das agressões que levaram a morte o homem negro no Carrefour; e tbm do jovem que foi torturado por 3 policiais! Que a consciência do Amor, igualdade e empatia se torne realidade entre todas as raças ♡
— ☆mq☆ (@MarcosQuintal) November 20, 2020
Jornal Hoje tem feito ampla cobertura sobre casos de racismo
Desde que Maju Coutinho assumiu o Jornal Hoje, em agosto do ano passado, o telejornal tem exibido muitas reportagens com casos de racismo, seja de violência policial contra negros ou casos em que pessoas negras sofrem injúria racial pessoalmente ou nas redes sociais.