Danilo Gentili, apresentador do programa The Noite nas madrugadas do SBT, passou por um grande aperto. O humorista compartilhou com seus seguidores do Twitter os momentos de tensão ao ter o seu celular invadido por cibercriminosos.
A situação sofrida por Danilo Gentili é muito semelhante à que passou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio moro, alguns integrantes do MBL, além de jornalistas famosos do país.
De acordo com seu relato, várias mensagens foram enviadas através do aplicativo Telegram. Estas, por sua vez, seguiam a mesma linha das que foram direcionadas para as demais vítimas em comum.
Danilo Gentili acredita que a situação se trata de ataques coordenados
1/5) Recentemente fui vítima de celular hackeado. Um número estrangeiro me telefonou. Depois meu próprio número me ligou. Em seguida alguém conversou com pessoas no Telegram se passando por mim. Achei que seria um ataque isolado até ontem, quando…
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) June 6, 2019
Danilo Gentili não descartou a hipótese de se tratar de uma impressionante coincidência. Porém, por conta da grande semelhança, ele acredita mais na tese de se tratar de ataques coordenados.
2/5) …li no @o_antagonista que o celular do @SF_Moro foi hackeado da mesma forma que o meu. Falei com minha operadora e – com muita dor no coração, pois amava meu número – mudei de telefone e desativei o antigo. Porém fiquei curioso com o caso e…
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) June 6, 2019
Entretanto, ele tem indagado aos seus seguidores qual seria o interesse dos cibercriminosos nesses ataques, questionando ainda se seriam alvos aleatórios ou selecionados.
Polícia Federal passa a apurar os fatos
3/5) …procurei me informar se mais pessoas relacionadas a algum tipo de conversa pública sobre política estariam passaram por isso. Foi aí que descobri que membros do MBL e também alguns jornalistas tiveram celulares hackeados da mesma maneira que eu e Moro…
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) June 6, 2019
Diante da situação, a Polícia Federal instaurou um inquérito investigativo para apurar a origem dos ataques.
Informações obtidas pelo site O Antagonista afirmam que os investigadores estariam bem próximos de encontrar os autores dos ataques criminosos.
4/5) …Não descarto a hipótese de mera coincidência. Porém como percebi certo padrão nos ataques e como vivemos um momento delicado, por prudência eu levanto as perguntas: É uma ação coordenada? Que interesses levariam essa sequência de invasões? Os alvos são aleatórios?
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) June 6, 2019
Isso porque, para a Polícia Federal, a forma de operar dos hackers demonstra um amadorismo na prática.
5/5) Achei importante publicar isso porque penso que quanto mais público isso se tornar mais claro fica que raios foi isso.
E quem quiser me mandar um “Oi Fake” no Whats não vai mais conseguir. Por segurança, no novo tel agora só trabalho e família. Chega de razão do meu libido.
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) June 6, 2019
Danilo Gentili afirmou que tomou todas as medidas de segurança necessárias. Imediatamente, ele ligou para sua companhia de telefonia, solicitando alteração do seu número. Além disso, ele julgou muito importante informar os seus seguidores a respeito da situação, pois quanto mais pessoas souberem dos casos, maiores são as probabilidades de se descobrir do que se trata.