Luiz Inácio Lula da Silva voltou a demonstrar irritação contra a Rede Globo. Desta vez, o partidário do PT acusou a emissora carioca de desferir ataques contra o governo de seu partido, estendido dos anos de 2002 a 2016. O motivo foi uma matéria veiculada pela edição do Fantástico deste último domingo (8), na qual foi abordada a desigualdade social existente no Brasil.
Por intermédio de sua assessoria de imprensa, Lula declarou que a matéria veiculada pelo Fantástico teve conotação de censura política contra o Partido dos Trabalhadores. “No futuro, as faculdades de jornalismo poderão estudar a reportagem do Fantástico deste domingo um exemplo de censura política”, iniciou o ex-presidente.
Na sequência, Lula afirma que a Rede Globo tem o claro objetivo de extirpar o Partido dos Trabalhadores da história brasileira, por meio dos respectivos ataques que vem promovendo ao longo dos últimos anos. “O esforço da Rede Globo em fazer o PT desaparecer e recontar a história do Brasil”, completou.
No trecho final da nota, Lula afirma que a Rede Globo agiu com postura no sentido de dar uma imagem de clandestinidade aos movimentos sociais. Segundo o veterano, a emissora carioca parece não ter aprendido com o pedido de retratação feito em 2013, no qual foi feito uma revisão para o expresso apoio dado à Revolução Militar de 1964.
“A obsessão pelo PT e a censura editorial da TV Globo não vão apagar o legado do partido na vida e na consciência daqueles que viveram na pele as transformações sociais positivas que ontem o Fantástico narrou, mas se esqueceu de dizer quem lutou e trabalhou para que elas acontecessem”, finalizou o petista.