Na RecordTV, na quarta (11), no capítulo de Escrava Mãe, Teresa ajuda Juliana, mas Maria Isabel se revolta.
O capítulo começa com Almeida ficando pasmo ao ver a determinação de Loreto, que quer mantê-lo preso de qualquer maneira. Almeida fica irritado com sua esposa, que só quer ajudá-lo, mas acaba sendo humilhada por ele.
Esméria segura seu chicote, mas não consegue bater em Juliana, pois se comove com as palavras da escrava. Diante de sua mãe e irmã, Teresa perde o controle e diz tudo que está entalado em sua garganta.
Teresa solta Juliana
Beatrice tenta conter os ânimos, mas Teresa sai em disparada, pois não quer mais continuar com a conversa. Correndo para a senzala, Teresa fica em estado de choque ao ver sua escrava acorrentada. Catarina acorda e pisa levemente em Bá Teixeira.
A mulher implora para que ela não conte nada do que viu, pois ninguém pode sonhar que ela passou por ali. Filipa não contém sua emoção ao ver Genésio e diz que estava morrendo de saudade dele, pois estava com muito medo do que podia acontecer com o rapaz.
Rosalinda e suas meninas organizam manifestação, em Escrava Mãe
Rosalinda prepara uma passeata com suas meninas e manda produzir cartazes, fitinhas, além de panela para causar o maior barulho nas ruas da cidade e chamar a atenção de quem lhe interessa. Maria Isabel chega na senzala e encontra Juliana solta.
Maria Isabel fica enlouquecida e diz para Juliana que ela irá sofrer as consequências por sua desobediência. Como não conseguiu castigá-la, ela descontará em Joaquina.