A história de parceria do Japão com o Brasil teve início há mais de um século, em 1908, quando imigrantes japoneses chegaram ao país para trabalhar nas fazendas de café em São Paulo. Pouco mais de 90 anos depois, alguns de seus descendentes começaram a voltar para o Japão. Hoje, segundo dados do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio e Itamaraty (2017), estima-se que o número de brasileiros no Japão ultrapasse 196 mil, ficando atrás apenas de China, Coreia, Vietnã e Filipinas como principal origem de imigrantes.
A fim de colaborar com a inclusão de crianças estrangeiras no Japão de um jeito leve e divertido, a Turma da Mônica auxilia os pequenos de famílias de decasséguis (aqueles que migraram para o país em busca de trabalho) nessa etapa de adaptação e integração.
Para isso, a MSP lança o vídeo “Laços de Amizade” durante a Live do Festival do Japão, que será realizada sábado, dia 7 de novembro, a partir das 19h, pelo canal do Youtube. A animação, que conta com participações especiais de Fabio Brazza; Guilherme Briggs; Joe Hirata; Julio Henrique Bogajo; Lucas Araujo; Mariana Chiuso e Ricardo Cruz, será lançada no Brasil e no Japão nos dois idiomas.
Além do curta, os fãs da Turma da Mônica poderão receber outro presente! Os participantes do concurso de cosplay concorrerão a um desenho feito à mão e autografado pelo próprio pai da turminha, Mauricio de Sousa. Já imaginou poder enquadrar e guardar pra sempre essa exclusividade? Que tal separar seu melhor look? Boa sorte!
Segundo Mauricio de Sousa, essa parceria de tantos anos contribui para fomentar a busca por conhecimentos sobre essa cultura tão rica, além de reforçar a importância da promoção de uniões entre os povos. “Há 60 anos a Turma da Mônica preza pela amizade multicultural. E queremos que continue assim!”, pontua.
Graças a essa parceria que ultrapassa fronteiras, a Mauricio de Sousa Produções pôde trazer um pouco da cultura japonesa para suas histórias e levar um pouco de Brasil pra lá! Exemplos disso foram a concepção da estética da Turma da Mônica Jovem, baseada em mangás, o cross com a Hello Kitty e outro com Astroboy, mostrando que a distância, a diferença de fuso horário e linguagem não são limites para uma grande amizade.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens.
A presença da marca na plataforma Youtube já passou de 13 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 400 títulos de livros e mais de um bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.
Sobre o Festival do Japão
O Festival do Japão é realizado pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (KENREN), entidade que reúne as 47 associações de províncias do Japão no Brasil. O evento mantém o espírito de divulgar a cultura e tradições japonesas e também auxiliar às entidades assistenciais. Ao longo de um processo de 23 anos de muito esforço e dedicação, o Festival do Japão tornou-se um megaevento tradicional, que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade e do estado de São Paulo, sendo o maior festival de cultura japonesa do Brasil.