O Jornal Nacional é apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos. O telejornal da TV Globo é o principal da TV brasileira. Nos últimos anos, o JN ficou mais leve. Antigamente, na época de Cid Moreira e Sérgio Chapelin, os apresentadores eram meros locutores, que apenas liam textos e anunciavam reportagens. Não havia opinião, nem descontração, nem nada do que se vê hoje.
Um exemplo disso é que Bonner e Renata fizeram no Jornal Nacional de ontem. Após reportagem sobre o Gira Mundo, Bonner anunciou matéria sobre Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. “Parabéns pro Gira Mundo, parabéns pro Maurício de Souza. O criador da Turma da Mônica vai completar 85 anos amanhã (hoje)”, disse Bonner.
Enquanto o jornalista lia o texto, a colega de bancada, Renata Vasconcellos, aplaudia. Toda essa liberdade começou a acontecer nos últimos anos. Hoje, os jornalistas até levantam da bancada para dar interagir com repórteres no telão gigante que tem no estúdio.
Reportagem sobre Maurício de Sousa emociona
A repórter Janaina Lepri contou a história de Maurício de Sousa. O criador da Turma da Mônica gostava de desenhar, mas começou a carreira como repórter da editoria policial. Ele usava capa e chapéu. Nos anos 1970, ele criou a personagem Mônica, inspirada em uma de suas filhas.
Fiquei com lágrimas nos olhos vendo essa matéria do jornal nacional sobre o Maurício de Souza
Eu nem tenho mais de 200 gibis contados— Maga Li 13 🏳️🌈 (@BlueSkelton_) October 27, 2020
Nas redes sociais, alguns telespectadores comentaram sobre a reportagem. “Hoje chorei vendo Jornal Nacional porque é aniversário do Gira Mundo e do Mauricio de Sousa”, comentou um internauta no Twitter. Outros comentários foram postados no microblog.