Para os telespectadores mais assíduos das novelas bíblicas da Record TV, não é novidade que o ator que interpretou José do Egito na série que leva o mesmo nome, foi Ângelo Paes Leme, artista conhecido por várias novelas da emissora.
Entretanto, na novela Gênesis, uma das sete fases da trama será em torno de José do Egito e a emissora decidiu, ainda no final de 2019, que não seria Ângelo quem interpretaria o personagem, embora o ator também esteja escalado para a nova novela bíblica.
A princípio, foi divulgado que o intérprete de José a substituiu Ângelo seria André Bankoff, o Acabe de Jezabel, e Juba, de Bicho do Mato. O nome do ator estava garantido, pelo menos na teoria, até julho de 2020, mas de uma hora para outra a Record TV desistiu de utilizá-lo como José e escalou ninguém menos que Arthur Aguiar para o papel do ex-escravo.
A notícia surpreendeu até mesmo os fãs das tramas bíblicas, já que Arthur passou os últimos meses envolvido em uma polêmica com a ex-esposa, Mayra Cardi, que o acusou de ser abusivo e controlador, além de tê-la traído com várias mulheres e pago garotas de programa com seu dinheiro. O ator confessou as traições, mas negou que fosse abusivo ou controlador.
Em setembro ele anunciou que iria se cuidar e melhorar como pessoa, divulgando foto de um batismo em uma igreja protestante. Após o ocorrido, ele mesmo disse que estava confirmado em Gênesis como José.
A Record TV foi procurada pelo UOL para dar uma justificativa para a mudança repentina, ocasião em que afirmaram ter um outro projeto para André Bankoff, sem especificar se seria outra novela. Vale lembrar que André, além de ator e modelo, também teve uma rápida experiência como apresentador na Record TV em uma homenagem a Gugu Liberato. André também já declarou em entrevista que seu maior sonho é se tornar apresentador de TV e que tinha escrito um projeto para apresentar as emissoras.