Maju Coutinho apresenta o Jornal Hoje diariamente e recebe muitos elogios nas redes sociais. Telespectadores que usam o microblog costumam postar sobre as reações de Maju ao vivo no telejornal exibido pela Rede Globo. Na edição de hoje, a jornalista chamou a atenção por uma notícia envolvendo o governo federal.
“O vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, publicaram um vídeo afirmando que a Amazônia não está queimando e usam a imagem de um mico-leão-dourado, mas o animal é típico da Mata Atlântica”, anunciou Maju, antes de um dos intervalos do JH.
Nas redes sociais, internautas elogiaram Maju Coutinho e alguns disseram que a apresentadora do Jornal Hoje “jantou” o governo federal com as declarações ao vivo no telejornal. A reportagem do Jornal Hoje sobre o tema teve quase cinco minutos de duração.
Maju Coutinho como sempre servindo (é muito bem) a esse país esmurrando os exterminadores do futuro e desmentindo fake news ao vivaço na hora do almoço! #AmazonOrBolsonaro #saveAmazonia #SavePantanal #AEQSE pic.twitter.com/Dr9bsc8BaQ
— #AgoraÉQueSãoElas (@AEQSE) September 10, 2020
JH expõe erro em propaganda do governo
Reportagem de Flavio Alvarenga mostrou a repercussão do erro em vídeo do governo. O mico-leão-dourado que aparece na imagem só pode ser encontrado na Mata Atlântica, no interior do Rio de Janeiro. O animal não é nativo da Amazônia e está em extinção. “Aquela é uma integração Amazônia-Mata Atlântica. O pessoal do Pará conseguiu fazer isso”, explicou Mourão em entrevista.
A reportagem do JH também conversou com Maurício Fraga Filho, presidente da Acripará, que assumiu o erro e citou duas funcionárias que pediram para fazer o vídeo em resposta a um que tinha sido feito por uma ONG e foi publicado na semana passada com tom crítico às queimadas na Amazônia.