A cantora Vanusa foi isolada por sua família após o colunista Leo Dias publicar que ela estaria em estado crítico, com diversos ferimentos pelo corpo, no Complexo Hospitalar dos Estivadores, um hospital público localizado em Santos, litoral de São Paulo. A referida coluna alega ter recebido de fontes que a decisão teve por objetivo blindar a famosa do público, o qual poderia estar interessado em tirar fotos e gravar vídeos para exibir o seu atual estado de saúde.
Após o tratamento hospitalar, Vanusa chegou a receber alta dos médicos. Entretanto, a sua filha optou por não lhe retirar do hospital, alegando que não poderia lhe assistir da melhor forma possível. Sendo assim, permanecer na unidade de saúde seria melhor para a cantora.
Apesar do interesse do público em saber sobre o estado de saúde de Vanusa, os seus familiares exigiram que hospital não divulgasse nenhum boletim médico sobre ela. Vanusa está internada desde a última segunda-feira com problemas respiratórios. Rafael Vanucci, filho dela, afirmou nas redes sociais que estado de saúde é “estável e tranquilo”.
Vanusa sofre de uma doença degenerativa, e o estado de saúde é considerado crítico. Por conta dos longos períodos em que fica deitada sobre uma cama, apresenta escaras ao redor do corpo. Além disso, a artista está sem os dentes da boca.
Rafael Vanucci, o primogênito de Vanusa, em entrevista concedida para o jornalista Léo Dias, afirma que a doença degenerativa da mãe é uma espécie de Alzheimer, que causa demência. Ao longo dos últimos três anos em que enfrenta o problema de saúde, a cantora chegou a perder 40 kg.