Os telespectadores brasileiros foram surpreendidos com a triste notícia do fim das transmissões do seriado Chaves, que até então vinham sendo feitas pelo SBT, emissora mãe no país, e pelo Multishow, canal do Grupo Globo. Há um impasse entre o filho de Roberto Gomez Bolaños e a Televisa, o que resultou no cancelamento das transmissões em quase todo o planeta.
Incontestavelmente, Chaves faz parte da cultura brasileira. Há décadas sendo transmitido na televisão, sobretudo a partir do SBT, o garoto pobre e órfão que vivia em uma humilde vila do México sempre divertiu o público com suas trapalhadas, na companhia dos demais moradores da vizinhança.
O que pouca gente sabe é que Bolaños, em vida, redigiu a obra El Diario del Chavo del Ocho (O Diário do Chaves do Oito), no qual são constados alguns detalhes extras sobre a infância do garoto por ele interpretado, publicado oficialmente em 1995 e em 2006 no Brasil.
Garoto órfão
Bolaños descreve Chaves como um garoto pobre, abandonado pelos pais. Os primeiros anos de sua vida foram vividos em um orfanato, mas o garoto decidiu fugir do local, uma vez que nenhuma família se interessava pela sua adoção. Após vagar pelas ruas durante um certo tempo, encontrou abrigo na casa de uma idosa, que residia na casa de número 8 da vila – daí a alcunha Chavo del Ocho, no nome original da série. Com a morte da senhora, ficou só, restando o barril como esconderijo e morada.
Nome verdadeiro
Quem acompanha Chaves sabe que o nome real do garoto nunca foi revelado. Sempre que ele estava prestes a dar a informação, era interrompido de alguma maneira inesperada. Na obra, o nome de batismo do garoto é dado como Rodolfo Pietro Filiberto Raffaelo Guglielmi. Existe certa divergência sobre essa informação, uma vez que alguns afirmam ser este o nome da criança que serviu de inspiração para Bolaños produzir a obra, e não necessariamente o nome de Chaves.
Retorno para a televisão
Para os fãs que sentem tristeza com o fim das transmissões de Chaves, Roberto Gomez Fernán, filho de Chespirito, deu um anúncio animador através de suas redes sociais.
Aunque tristes por la decisión, mi familia y yo esperamos que pronto esté Chespirito en las pantallas del mundo. Seguiremos insistiendo, y estoy seguro que lo lograremos.
— Roberto Gomez Fernán (@ElAguila_Gomez) August 1, 2020
Em publicação feita no Instagram, o herdeiro único de Chespirito disse que “mesmo tristes com a decisão”, ele e a família torcem “para que em breve Chespirito possa estar nas telinhas do mundo”, prometendo insistir para que isso aconteça.