Faleceu, na madrugada deste sábado (08/08), a querida e talentosa atriz brasileira Chica Xavier. Ela tinha 88 anos e havia sido internada em um hospital na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para tratar de um grave problema de saúde.
Chica, que era uma atriz bastante popular no Brasil por seus trabalhos, estava lutando contra um câncer de pulmão. Devido ao problema, ela foi levada para o Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Entre os trabalhos mais conhecidos de Chica Xavier estão as novelas Sinhá Moça e Renascer, ambas exibidas pela Rede Globo. Francisca Xavier Queiroz de Jesus, nome completo da atriz, foi um dos maiores símbolos da representatividade negra na arte brasileira.
Chica tinha mais de cinco décadas de carreira, incluindo o teatro e a televisão. Entre os trabalhos que realizou ao longo de sua jornada na arte estão A Cabana do Pai Tomás (1969), Amor com Amor Se Paga (1984), Fronteiras do Desconhecido (1990), As Noivas de Copacabana (1992), Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998) e Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007).
O último trabalho de Chica Xavier nas telinhas foi em 2012, quando participou da novela Cheias de Charme, interpretando a personagem Cleonice. Desde então, a atriz se mantinha afastada da televisão, tratando de seu problema de saúde.
A notícia do falecimento foi anunciada pelo neto da atriz, Ernesto Xavier. Por meio das redes sociais, muitos artistas lamentaram a morte de Chica: “Obrigado Dona Chica por inspirar e se doar como se doou. Obrigado pelo amor e talento que nos ofereceu. Obrigado por ser a prova da possibilidade de um amor duradouro como o seu com Seu Lelé. E obrigado por ser essa presença nobre que a senhora era em cada aparição na televisão“, escreveu o ator Lázaro Ramos.