Quem acessou o Twitter na noite desta terça-feira (14) e manhã de hoje se deparou com o nome do cantor Tiago Iorc entre os assuntos mais comentados do microblog. Tudo porque uma suposta foto íntima do artista teria sido vazada e estaria circulando pela rede social.
A veracidade não pode ser comprovada. A imagem foi feita no escuro e mostra a parte íntima de um homem. O formato da imagem é como se ela tivesse sido compartilhada nos stories do Instagram. Tiago Iorc não aparece na imagem, por isso muitos internautas duvidam que seja ele.
Apesar disso, o assunto está dando o que falar e muitos internautas tem comentado sobre a postura de alguma pessoas diante do vazamento de fotos íntimas. Quando envolve homem, as pessoas acham normal ver e compartilhar. Isso tem gerado críticas, como a feita abaixo.
Quando vaza nudes de mulher // quando vaza nudes de homem
Tiago Iorc trazendo a hipocrisia que é a galera dessa rede social. #pas #vazou pic.twitter.com/AZAmoqe5CZ
— Bolo Guará (@bolo_guarana) July 15, 2020
Compartilhar fotos íntimas é crime
Desde 24 de setembro de 2018, há uma lei que fala sobre a divulgação de materiais íntimos sem consentimento. Quem faz isso está cometendo crime, seja a foto do Tiago Iorc, de uma mulher ou de qualquer outra pessoa. Vale lembrar que o compartilhamento da imagem é crime mesmo que não seja o autor do registro.
https://twitter.com/Giselle82369491/status/1283222535065214976
A pena para este tipo de crime é de um a cinco anos e pode ser aumentada de 1/3 a 2/3 se a pessoa que compartilhar manteve relações afetivas com a vítima. O objetivo é punir pessoas que compartilhem fotos da ex ou do ex por vingança, após o término do relacionamento. Receber fotos íntimas não é crime, mas se a pessoa compartilhou uma imagem de terceiros com você, ignore. Se repassar a imagem para outros grupos, estará cometendo crime.