Principal telejornal do Brasil, o Jornal Nacional desta terça-feira (30) dedicou cerca de um minuto à tragédia ocorrida em Santa Catarina, no Sul do Brasil, devido aos fortes temporais que atingiram a região. Ventos fortes, de mais de 100 quilômetros por hora, causaram destruição em várias cidades do estado.
Com a narração de William Bonner, o JN mostrou imagens de destruição nas cidades de Florianópolis, Lajes e Chapecó. Milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica devido ao temporal e houve também mortes. Tudo isso foi anunciado pelo apresentador do Jornal Nacional.
“Temporais atingiram o sul do Brasil hoje. Em Santa Catarina, três pessoas morreram e mais de 1,5 milhão de casas ficaram sem luz. Em Florianópolis, telhados inteiros voaram. Em Lajes, carros ficaram totalmente destruídos e o vento passou de 100 quilômetros por hora”, afirmou Bonner, enquanto as imagens eram mostradas.
https://twitter.com/paolevando/status/1278126613675335681
Número de mortes aumentou
A passagem do ciclone extratropical, conhecido como ciclone bomba, por Santa Catarina provocou estrago. Quando o JN foi ao ar, três pessoas haviam morrido. Na manhã desta quarta-feira, a Defesa Civil do estado atualizou os dados e o número de mortes dobrou, chegando a seis. Em Chapecó, um idoso morreu após ser atingido por uma árvore.
Ventos de 120 quilômetros por hora atingiram o estado da região sul. Rio Grande do Sul e Paraná também foram atingidos pelos fortes ventos. Mais de 1.600 ocorrências foram registradas em Santa Catarina e há previsão de ventos fortes também nesta quarta-feira.