Famosa na internet brasileira por conta do curta-metragem Tapa na Pantera, a atriz e diretoria de teatro Maria Alice Vergueiro morreu na manhã desta terça-feira (3). A artista estava há dias internada no hospital das Clínicas de São Paulo, sofrendo de um quadro considerado grave para pneumonia, acrescido de insuficiência respiratória.
Maria Alice e o meme do Tapa na Pantera
A obra de ficção, dirigida por Esmir Filho, fez enorme sucesso na era moderna da internet, transformando-se em um meme viral, conhecido por várias gerações de internautas. Mas a grande contribuição de Maria Alice foi, sem dúvidas, para o teatro brasileiro.
Foram ao menos cinquenta anos de sua vida dedicados para a cultura nacional. Dentre as peças mais emblemáticas, cita-se os papéis memorados em O Rei da Vela (1967), Galileu Galilei (1975) e A Ópera do Malandro (1978).
Amigos se despedem de Maria Alice
Em entrevista concedida para o Extra, Ivam Cabral, dramaturgo, integrante do grupo Satyros e amigo de Maria Alice, lamentou profundamente a perda da artista. De acordo com ele, o Brasil perde de uma só vez uma genialidade materializada em diversos personagens cativantes. “É triste porque é muita gente importante na história do teatro indo embora ao mesmo tempo”, declarou.
Ivam cita ainda a importância de Maria Alice para a cultura nacional. De acordo com o amigo, ela não se deixou levar pelos holofotes da televisão, mantendo-se fiel aos palcos do teatro, para os quais deixou uma rica construção, incluindo pesquisas que abrilhantarão para sempre.