Nesta terça-feira, dia 20, Fran Gil celebra seu 31º aniversário em uma data de sentimentos mistos, já que hoje também se completam seis meses do falecimento de sua mãe, Preta Gil. A artista nos deixou aos 50 anos em julho do ano passado, após enfrentar um câncer colorretal. Aproveitando a ocasião, Flor Gil, sobrinha de Preta e prima de Fran, expressou publicamente sua tristeza e a profunda falta que sente da tia.
“Tá chegando a sua época favorita do ano e você não vai estar aqui pra viver isso. Não vai mais estar e eu ainda não me conformo com isso. 6 meses sem você e a falta só cresce! Te imagino descansando no seu lugar favorito e isso acalma um pouco o coração”, escreveu Flor ao compartilhar um clique antigo ao lado de Preta Gil.
Relembre a partida de Preta Gil
Preta Gil, filha do cantor Gilberto Gil, foi diagnosticada com um câncer colorretal divulgado em janeiro de 2023, um adenocarcinoma na porção final do intestino grosso. A doença, também chamada de câncer de cólon, levou a internações iniciais, quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia que foi realizada em ileostomia temporária, com uso de bolsa coletora para fezes.

Seis meses sem Preta Gil
Em agosto de 2024, o câncer retornou com metástases em quatro regiões do corpo, exigindo novos tratamentos; em maio de 2025, ela viajou para Nova York para terapias experimentais. Aos 50 anos, Preta morreu em 20 de julho de 2025, em Nova York, por complicações da doença, ao passar mal antes de retornar ao Brasil.
A família, via nota no perfil de Gilberto Gil, lamentou a perda e planejou a repatriação para o enterro no Rio de Janeiro, exigindo privacidade. O presidente Lula prestou condolências, destacando sua alegria nos palcos e carnavais.
