Maju Coutinho coloca o Brasil para chorar com notícia ao vivo na Globo: ‘morreu hoje à noite…’

Apresentadora do Fantástico levou a notícia triste ao ar no Fantástico deste domingo (19).

PUBLICIDADE

Maju Coutinho apresentou o Fantástico deste domingo (18) ao lado de Poliana Abritta e de uma triste notícia ao vivo. “Morreu agora à noite o ex-ministro e ex-deputado federal Raul Jungmann. Ele tinha 73 anos e enfrentava um câncer de pâncreas”, afirmou.

O ex-ministro Raul Jungmann morreu em Brasília A informação foi confirmada pelo Instituto Brasileiro de Mineração, entidade da qual ele era diretor-presidente desde 2022. Jungmann enfrentava um câncer no pâncreas e havia passado por sucessivas internações desde o fim de 2025.

Raul Jungmann morreu em decorrência de um câncer

O político foi internado inicialmente em novembro de 2025, recebeu alta em dezembro, mas voltou a ser hospitalizado próximo ao Natal. Após sair novamente no início de janeiro, Jungmann foi internado mais uma vez no sábado (17), não resistindo às complicações da doença no dia seguinte.

Ao longo da carreira pública, Raul Jungmann ocupou quatro vezes cargos de ministro e teve três mandatos como deputado federal. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, comandou o Ministério do Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias. Já na gestão de Michel Temer, esteve à frente do Ministério da Defesa e, em 2018, tornou-se o primeiro-ministro da Segurança Pública do Brasil.

Trajetória de Raul Jungmann

Ainda no governo Temer, Jungmann coordenou operações baseadas em decretos de Garantia da Lei e da Ordem, que autorizaram o emprego das Forças Armadas em estados que enfrentavam crises na área da segurança pública. Antes disso, também presidiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Natural de Pernambuco, Jungmann teve trajetória partidária marcada por passagens pelo MDB, PPS e PMDB, além de militância na juventude no antigo Partido Comunista Brasileiro. Ele deixa dois filhos e uma neta. O velório e a cremação serão realizados em cerimônia restrita a familiares e amigos em Brasília.