Figura muito conhecida no jornalismo nacional, Maurício Kubrusly, de 80 anos, se encontra hospitalizado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na cidade de Itabuna, na Bahia. A informação foi confirmada pelo portal Splash. Ainda não há detalhes das motivações que levaram a internação.
Kubrusly tem diagnóstico de DFT (Demência Frontotemporal). O problema foi exposto por familiares do jornalista em agosto de 2023, durante reportagem exibida pelo Fantástico, quando a revista eletrônica completou 50 anos de existência.
A doença é a mesma que acometeu o ator Bruce Willis, que também se afastou das telonas após a identificação do problema, que afeta diretamente o aspecto cognitivo dos pacientes, e em sua maioria, tem quadro irreversível.

Cogitou eutanásia
Após ter recebido o diagnóstico de DTF e ter se aprofundado nos efeitos que a doença provoca, Maurício Kubrusly chegou a estudar a possibilidade de submeter-se à eutanásia, mas acabou sendo convencido pela esposa de não tomar a atitude radical.
A DFT, em seu início, traz sintomas de variação de humor e comportamento no paciente, que por sua vez, fica sem filtro e passa a se comportar de uma maneira atípica, o que pode gerar constrangimento. A síndrome ainda pode trazer quadro de apatia ou uma postura enérgica e desinibida.
Sucesso na Globo
Profissional bem quisto no mercado jornalístico, Kubrusly trabalhou na TV Globo por 34 anos, tendo sido desligado na gestão de Ali Kamel (diretor de jornalismo da emissora). Ele já vinha afastado das atividades meses antes da oficialização da saída.
Durante sua trajetória bem sucedida no veículo carioca, o jornalista se notabilizou por quadros marcantes na casa, entre eles o “Me leva, Brasil”, que ficou no ar de 2000 a 2017. A atração consistia na busca pelo inusitado em viagens pelos quatro cantos do país.
