A atriz Dira Paes fez uma revelação marcante no programa matinal É De Casa, da TV Globo, no último sábado, dia 6, que rapidamente ganhou destaque nas redes sociais. Ela contou uma história incomum que aconteceu nos bastidores de uma de suas novelas, destacando a importância da solidariedade entre mulheres em uma situação crítica.
Dira admitiu publicamente ter amamentado o filho de outra mulher em 2016, enquanto gravava a bem-sucedida novela Velho Chico, escrita por Benedito Ruy Barbosa e Edmara Barbosa. Naquele período, Dira estava amamentando seu filho mais novo, Martim, que hoje tem 10 anos, de seu casamento com Pablo Baião, com quem também tem Inácio, de 17 anos.
Desconforto durante viagem
A atriz estava passando por um grande desconforto devido às longas viagens e às demandas logísticas da produção. “A produção não ia me deixar muito tempo gravando porque eu estava amamentando o Martin. Estávamos em uma viagem longa, a gente tinha que ir até Maceió. Quando eu estava na estradas senti um incômodo muito grande nos seios”, declarou a famosa.
Durante uma extensa jornada em direção a Maceió, capital de Alagoas, a equipe de produção estava preocupada em gerenciar o tempo de filmagem com cuidado, visto que a atriz Dira Paes estava em período de amamentação de seu filho, Martim. Essa preocupação se revelou justificada quando o desconforto de Dira aumentou, resultando no que é conhecido como ’empedramento’ do leite.
Conforme se aproximavam da cidade, o estado da atriz se agravou. Ela tentou, sem êxito, usar uma bomba para extrair o leite e concluiu que o único meio rápido de obter alívio seria através da sucção de um bebê. “E quando nos aproximamos da cidade fui tomada. Sabe, quando chamam de ‘empedrar’ o leite. E pedi para me levarem a uma maternidade. Eu disse: ‘Não estou conseguindo tirar [o leite] com a bomba, preciso de um bebê’. E uma das mães deixou que eu amamentasse o filho dela”, afirmou Dira.
A solidariedade de outra mãe
Em um gesto de grande empatia, uma das mães que estava na maternidade permitiu que Dira Paes amamentasse seu filho, o que proporcionou um alívio inicial, mas, segundo a atriz, não foi suficiente. Mesmo após essa primeira assistência, a artista ainda necessitava de mais alívio.
Chegando ao hotel onde ficaria, Dira demonstrou coragem ao buscar ajuda novamente para uma questão tão íntima. Ela contou ter procurado a recepcionista do estabelecimento, que então contatou uma prima que tinha acabado de dar à luz. A prima levou o bebê de três meses até o hotel, e a atriz relembra que a amamentação desse segundo bebê foi o que, de fato, conseguiu trazer o alívio necessário.
